29.6.07

Sefarad


"E devido a que uma parte da tribo de Judá encontrou refúgio em Espanha, como dizem as escrituras (...) e a que o território de Sefarad se coloca no centro do Céu, com toda a exactidão e precisão, sob o meridiano recto, enquanto que os filhos de Babilónia se encontram no meridiano de Oriente: por esta razão se propagaram as ciências nestes dois extremos, segundo as suas variedades (...) e nestes dois lugares alcançou o mundo sua glória e sua grandeza."


in "Tahkemoni" (1218), de rabi Yehuda Al-Harizi (em hebraico, Yehudah ben Shelomo al-Harizi). n. 1165 Toledo, f. 1225 Aleppo.


[Nota: Espanha, ou Espanhas, designava toda a Península, justamente hispanica, até à abusiva cativação do nome pelos Reis Católicos em favor exclusivo dos seus reinos (não sem o vivo protesto de D. João II); Ibérica é designação convencionada mas redutora, pois os povos do Ebro apenas ocuparam parte daquela - uma porção de território inclusivamente inferior à faixa dominada pelas tribos identificadas com a província romana da Lusitania]

Sem comentários: