26.4.08

Messianismos # Islão - breve prontuário




Djafr - Livros ou escritos de profecias.

El-Massih ed dajjâl - O falso messias, o anti-cristo, que há-de apoderar-se de Jerusalém, vindo do Norte, da região da Síria, seguido por 70.000 homens. Trará na fronte as letras k. f. r. que significam infidelidade. Será derrotado por Isa (Jesus), descido do céu.

Ghaîba - ausência (do Imâme) da terra, que cria nos crentes a tawaqqof.

Imamato (Sucessão no) - Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus (Isa), Maomé. Incarnará finalmente em Maomé, filho do sétimo Imâme (para o xiismo septimano) ou do duodécimo Imâme (para o xiismo duodecimano), sucessor do Profeta.

Imâme - figura do Messias, nele encarnando um certo grau da divindade, ainda que não patente ao mundo. Manifestação da palavra, o crente espera a sua ressureição através do reconhecimento da sua essência.

Kádir - a antítese do Mahadi. Homem que nunca morreu, mantém-se oculto, reaparecendo de tempos a tempos para semear o terror.

Kahin - vidente; referido ao Imâme enquanto capaz de predizer o acontecimento futuro e de o propiciar na hora devida.

Mahadi - a escatologia xiita (shiat ali, o partido de Ali; em oposição aos sunitas, seguidores da sunna, caminho e preceito ortodoxo do profeta, tal como imposto pelos primeiros quatro califas) atribui esta designação ao Imâme desaparecido, oculto, para uns no céu, na nuvem, para outros, que o crêem nunca morto, na caverna (onde teria sido depositado aos nove anos) e que pode regressar a todo o momento. Regressando, assumirá o califado, restaurando o islão. Poucos anos depois do seu regresso, será confrontado por El-Massih ed dajjâl (o Anti-Cristo). Nalgumas formulações, o Mahadi nunca se confunde com Isa (Jesus) sendo apenas seu auxiliar na luta contra ed dajjâl, noutras Cristo acaba por ser o próprio Mahadi. O tema da ocultação convoca semelhanças com a ocultação dos profetas Elias e Enoch.

Messianismo caradjita (caradjismo) - sustenta a acomodação ao destino; fundado por Ali, genro do Profeta.

Messianismo ismaelita - privilegiou o recurso à luta, sobretudo no seio do grupo dos haxaxin (comedores de haxixe; assassinos).

Messianismo fatimida - advoga a crença na vinda do Mahadi, "senhor da hora" que restaurará o islamismo na sua pureza.

Radja - tempo do retorno do Imâme.

Sâ'a - juízo final; para alguns será o tempo da vinda de Isa (Jesus), precedido do Anti-Cristo.

Tawaqqof - a esperança no regresso do Imâme.

Sem comentários: